Cidade
AVEIRO
A tua nova casa
Café-Bar-Restaurante
CONVÍVIO
Pergunta pelo Sr. Porfírio...
É um café. Café-bar. Café-bar-restaurante. Tornou-se, já há muito tempo, um dos locais mais significativos da cidade por conseguir ser, ao mesmo tempo, um lugar onde os estudantes conseguiam estudar de tarde, ou simplesmente fingir que estudavam, e à noite ser um lugar de festa. Como se não bastasse, durante alguns anos era possível através de um sorriso ou outro conseguir entrar até mais tarde, já durante a madrugada.
Hoje em dia é um espaço diferente, com esplanada e menos bilhar. Ainda muito querido pelos estudantes, mas com menos memória do seu passado. Queres saber mais? Pergunta pelo Sr. Porfírio. Se estiver sem paciência pergunta pelo Sr. Vítor. Se estiver sem paciência pergunta pelo Sr. Zé.
Parque da Cidade
PARQUE DA MACACA
É Complicado
Um parque tão bonito quanto complicado. Há quem lhe chame O Parque da Cidade. Há quem lhe chame o Parque da Sustentabilidade. E há quem lhe chame o Parque Infante D. Pedro. Mas por mais que continuem a atirar-lhe nomes, será sempre o Parque da Macaca.
Não é verdade que originalmente tenha sido um presente de casamento, mas é verdade que é um lugar onde existiam jaulas, com pavões e… uma macaca. A macaca era má, constam as más línguas, e atirava-se às grades de cada vez que via crianças ou passeantes mais atrevidos. Mas imagina o que farias tu, se a tua vida fosse viver numa jaula criada apenas para a tua humilhação.
Hoje, a macaca já morreu, mas o parque continua a acolher imensa macacada. E namorados.
Os Canais
RIA DE AVEIRO
A V*#@! de Portugal?!?!
Sabes, esta ria não é natural: foi criada para que muitas partes da cidade não estivessem permanentemente alagadas. Há lugares, ainda, em que se procurares bem na terra, ainda encontras pequenas conchas que já pertenceram ao mar. Por procurar bem queremos dizer, escavar muito. É uma coisa bela e é uma coisa rara.
Em contra-partida, cada vez que alguém diz que Aveiro é a Veneza de Portugal há um peixe na ria que morre de riso. Pensa na fauna marítima, não sejas idiota.
Ex Pântanos Salgados
Salinas
Uma Grande Trip
Antes de serem salinas, as salinas eram pântanos salgados para onde os antigos Reis enviavam os tolinhos e os leprosos. Antigamente, antes ainda dos manicómios, os loucos eram enviados para locais remotos, ou colocados em navios e largados em praias longínquas. É por isso que ainda hoje se diz, quando o efeito de drogas é muito (ou muito bom) que “é uma grande viagem”, uma “grande trip”. E daí o antiguinho “estás a tripar comigo porquê?”
A vida é assim, cheia de coisas preciosas e curiosas. Aveiro era um lugar para os tolinhos e, assim como assim, não mudou assim tanto: e assim é que é bom e precioso.
Escadas
Escadas I Love Aveiro
Love ou <3 ?!?
São umas escadas onde alguém pintou I <3 Aveiro. Há quem goste de lá tirar fotografias e há quem ache parolo. Vai lá tu e decide por ti: às vezes o melhor desta vida é o parolo.
Cavacas+Cavacas+Cavacas
Capela São Gonçalinho
Parte Cabeças, Promessas, Festa
É o Santo Casamenteiro. Todos os anos, no início de Janeiro, há festas que lhe são dedicadas: queres fazer uma promessa ao Santo? Compra cavacas e vai atirá-las de cima da capela, é tradição. Queres só partir a cabeça de quem está na praça, em baixo, a tentar apanhar as cavacas? Compra cavacas e vai atirá-las de cima da capela, é tradição!
Diz-se que, ainda em tempos idos, que as famílias mais abastadas da cidade açucaravam os restos do Natal para os conservar e, mais tarde, iam atirá-los aos pobres, desde cima da capela. Era uma forma de caridade e de caírem nas boas graças do Santo, que iniciou a tradição ao atirar pão aos leprosos.
Perguntas tu: a caridade em troca de alguma coisa ainda é caridade? São perguntas complicadas, mas se tudo isto te interessar menos do que a festa, vai à festa: o Santo gosta mais de quem mais se diverte.
Fábrica de Cerâmica
Fábrica Campos, Centro de Congressos
O Fim... Destino?
A antiga Fábrica Campos, onde é agora o Centro de Congressos e grande parte dos serviços da Câmara de Aveiro, era exactamente o que o seu nome diz: uma enorme fábrica de cerâmica. Construída ainda durante a revolução industrial, o seu tijolo vermelho é muito querido a todos os estudantes aveirenses, que o conhecem bem dos seus departamentos. A razão pela qual a nossa Universidade escolheu o tijolo vermelho é um pouquinho diferente, uma vez que os estudantes raramente atingem as temperaturas que atingiam os fornos da fábrica.
Durante a semana académica, este local é onde termina o desfile académico, e de certa maneira, não deixa de ser curioso que os estudantes saiam de uma fábrica para seguirem na direcção de outra. Atenta nas coincidências, nas coincidências estão as perguntas certas!
Rua Direta
Rua Direita
Ao Teatro e ao Atlas
A Rua Direita na realidade tem já outros nomes, chama-se Rua de Coimbra ou Rua dos Combatentes da Grande Guerra, provavelmente para a distinguir de todas as Ruas Direitas que há em todas as cidades Portuguesas.
As Ruas Direitas nunca foram direitas, eram apenas as ruas principais das respectivas cidades, e que ficavam sempre à direita da principal Igreja do território. Neste caso, a Igreja é a da Misericórdia, que merece a tua visita. É fácil de identificar, diz no topo: MIA. Há quem diga que é uma referência a Jesus “MISSED IN ACTION”.
Brincadeiras à parte, do lado direito da rua direita tens dois lugares muito importantes: o Teatro Aveirense e o Edifício Atlas, que é hoje em dia a Biblioteca da Cidade. Atlas, na mitologia grega, era o Titã que segurava o céu às costas, e é por isso que a base do edifício são colunas, segurando às suas costas o céu: a biblioteca.
Um Tasco
Evaristo
Vale pelo Prato Vegetariano ;D
Ora bem, como te explicar? É um tasco. Um dos tascos em que ainda se come bem e barato e, claro, onde se é mal tratado. Não confias em nós? Experimenta: vai jantar ou almoçar e pede uma mesa e vê como te tratam.
A antipatia dos funcionários é tanta que merece várias menções na recomendação do Google. Mas claro, não há nada como experimentar. Isso e a Vitela à Lafões. Se fores vegetariano (que devias), é ainda melhor: experimenta dizer que queres o menu vegetariano – terás o melhor pior tratamento da casa.
Aulas de Coragem
Skate Park
"...há a rebeldia como actividade nobre." Como diz a tia Agustina.
Não é icónico, não é simbólico, mas merece menção. Todos os lugares onde podemos aprender a coragem merecem menção.
Durante a pandemia, quando estávamos fechados em casa, era onde os jovens se encontravam à noite, mais ou menos ilegalmente. Abençoados os jovens. Abençoada a coragem.
Museu
Museu Santa Joana
Merece Visita!
Assim como tu escolheste Aveiro, a Princesa Santa Joana, irmã de um Príncipe chamado Perfeito, escolheu Aveiro para passar a sua vida recolhida. O museu é onde descansam os seus restos mortais. A sua história, apesar de bastante recatada, é bastante mais longa do que isso, e o museu merece a tua visita.