a vida académica na prática
Ensino a Distância
Ensino a Distância
A informação a baixo descrita não dispensa a consulta das normas em vigor, nem a análise das comunicações e orientações dos órgãos competentes.
As aulas presenciais vão ser retomadas até ao fim do ano letivo?
Não, a UA determinou que as atividades letivas continuariam em regime de ensino a distância até ao final do ano letivo 2019/2020, à exceção de situações pontuais tratadas caso a caso.
Existem algumas exceções que permitem atividades com presença de estudantes?
Sim, existem algumas situações excecionais, que estão a ser tratadas caso a caso e serão comunicadas diretamente aos estudantes envolvidos, no âmbito das respetivas unidades orgânicas.
Quem pode prestar informações sobre as exceções que permitem atividades com presença de estudantes?
Os Diretores de Curso, em articulação com os Diretores das respetivas Unidades Orgânicas.
As aulas, quando em modo síncrono, podem ocorrer em qualquer horário?
Não, as aulas a distância, quando em modo síncrono, devem ocorrer durante os períodos dedicados à lecionação expressamente definidos no horário escolar da turma.
Quem tem a responsabilidade de verificar se o estudante dispõe de equipamento próprio e meios tecnológicos adequados?
O docente responsável pela unidade curricular, em articulação com o Diretor de Curso, deve verificar se o estudante dispõe de equipamento próprio e meios tecnológicos adequados. As limitações de acesso encontradas devem ser comunicadas ao grupo de apoio central, através do e-mail apoio_EaD@ua.pt.
Estou a realizar um estágio curricular, o que devo fazer?
Os estágios curriculares estão, de momento, suspensos. Em situações excecionais, nomeadamente estágios possíveis de realizar em teletrabalho, o Reitor pode autorizar a manutenção desses estágios, mediante solicitação do diretor da Unidade Orgânica.
No âmbito do meu mestrado e de doutoramento estou a desenvolver trabalho em laboratório. Esta atividade também se encontra suspensa?Toggle Title
Os trabalhos a decorrer em laboratório, no âmbito de programas de mestrado e de doutoramento, devem ser suspensos. Contudo, os mesmos poderão ocorrer, excecionalmente, por motivos de força maior, desde que haja acordo expresso entre o orientador e o estudante, e aprovação do diretor da unidade orgânica respetiva, respeitando sistematicamente os procedimentos de atuação descritos no Plano de Prevenção e Atuação UA, nomeadamente no que diz respeito ao contacto presencial e à lotação dos espaços.
A interrupção das aulas presenciais teve algum impacto no calendário das aulas?Toggle Title
O Conselho Pedagógico aprovou recentemente alterações ao Calendário Escolar em execução para o ano letivo 2019/2020, introduzindo atividades letivas nos dias 27, 28, 29 e 30 de abril e 12 de junho.
Qual o procedimento a adotar nos casos em que não foram prestados todos os esclarecimentos necessários pelo docente responsável da unidade curricular?
Os estudantes devem questionar, em primeiro lugar, o próprio docente responsável da unidade curricular, reportando a situação ao Diretor de Curso e Diretor da respetiva Unidade Orgânica, na ausência de resposta.
Qual a carga de trabalho que deve estar associada a cada ECTS?
Nos termos da Lei, o trabalho de um ano curricular realizado a tempo inteiro (60ECTS) situa-se entre mil e quinhentas e mil seiscentas e oitenta horas, o que representa uma carga de trabalho entre as vinte e cinco e as vinte e oito horas por ECTS.
A avaliação vai ser realizada a distância?
Em regra, o modo a distância deverá ser considerado o predominante, mas existirão unidades curriculares com avaliação presencial na Época Normal de Exames e Época de Recurso. Estas exceções serão comunicadas oportunamente.
Em alguns casos a avaliação poderá incluir momentos com presença de estudantes?
Sim, existe a possibilidade de a avaliação incluir momentos com a presença de estudantes, especificamente nas Época Normal de Exames e Época de Recurso, que serão comunicadas oportunamente.
Era possível alterar o tipo de avaliação na transição do ensino presencial para o ensino a distância?
Sim, essa possibilidade existiu, tendo os docentes responsáveis introduzido as necessárias alterações nos dossiês pedagógicos. Para os estudantes, procedeu-se à reabertura do processo de escolha das tipologias de avaliação das unidades curriculares, num processo que decorreu entre os dias 2 e 7 de abril.
Os estudantes podem reprovar por faltas?
Não, as regras em vigor não permitem um regime de faltas que resulte na reprovação do estudante.
O calendário de exames sofreu alterações?
Sim, a Época Normal de Exames decorrerá de 17 de junho a 3 de julho e a Época de Recurso de 8 a 24 de julho.
Quem tem acesso à Época Especial de Exames?
Excecionalmente, no presente ano letivo, todos os estudantes inscritos em unidades curriculares anuais ou unidades curriculares do 2.º semestre têm acesso à época especial de exames, à exceção das unidades curriculares do tipo projeto, estágio clínico, prática de ensino/pedagógica supervisionada, dissertação e tese e em outras unidades em que a avaliação requeira provas públicas. A Época Especial de Exames está prevista para setembro, com datas exatas a anunciar oportunamente.
Os prazos de entrega de Dissertações/Projetos/Estágios (2.º ciclo) foram revistos?
Os prazos de entrega em Época Normal mantêm-se inalterados, devendo o pedido de provas ser apresentado até 9 de junho de 2020, na Unidade Orgânica responsável pelo curso, para defesa até 31 de julho de 2020. No entanto, para introduzir maior flexibilidade nestes processos, em Época Especial, o pedido de provas pode ser apresentado até 31 de dezembro de 2020 para defesa até 26 de fevereiro de 2021, sem pagamento adicional de propinas.
Os prazos de entrega de Teses foram revistos?
Sim, para introduzir maior flexibilidade nestes processos, o pedido de provas de Teses para cursos de 3.º ciclo pode ser apresentado até 31 de dezembro 2020, para defesa de acordo com os prazos limite consignados nos n.ºs 1 e 8 do artigo 68.º do REUA.
O docente pode solicitar a exibição de um documento de identificação para verificar a identidade dos estudantes?
Sim, o docente pode, caso entenda necessário, verificar a identidade dos estudantes que se encontram a realizar as provas, mediante a exibição para a câmara do respetivo documento de identificação, salvaguardando as restrições de reprodução legalmente previstas.
O docente pode exigir que o estudante mantenha a câmara ligada durante o momento de avaliação?
Sim, no decorrer da realização da prova, o docente pode exigir que a mesma ocorra incluindo processos de visualização constante do estudante, por meio de câmara, garantindo que não existirá gravação das sessões.
O docente pode definir um tempo de resposta para perguntas individuais ou conjunto de perguntas?
Sim, é permitido que as provas sejam realizadas com temporização das respostas, tal como permite, por exemplo, a plataforma Moodle, devendo, no entanto, ser devidamente ponderados os tempos de resposta.
O docente pode apresentar diferentes questões de avaliação a cada estudante ou grupo de estudantes?
Sim, é permitido que as questões sejam apresentadas aos estudantes de forma aleatória e com diferentes questões para diversos estudantes.
Qual o procedimento para os casos em que não seja possível a identificação e ou a visualização constante do estudante, por meio de câmara?
Se no decorrer da prova de avaliação não for possível a identificação e ou visualização do estudante, o docente pode indicar outro momento de avaliação (estando também disponíveis as tardes de quarta-feira) e, se o entender, alterar o tipo de avaliação, com recurso a outras modalidades previstas no REUA como a realização de provas orais ou de trabalhos escritos.
Existem alterações às regras de pagamento de propinas?
Não existem alterações ao valor das propinas, nem aos prazos de pagamento definidos, que preveem a possibilidade de pagamento em 10 prestações. Em caso de dificuldade de cumprimento dos prazos definidos, os estudantes devem contactar os Serviços de Gestão Académica, através do e-mail academicos@ua.pt.
O calendário de candidaturas a cursos de pós-graduação sofreu alterações?
Até ao momento, não, mas existe a intenção de rever os calendários. O novo calendário será divulgado oportunamente.
Quais os mecanismos de apoio financeiro aos estudantes existentes?
Existem atualmente dois mecanismos de apoio social:
Bolsa de estudo, integralmente suportado pelo Estado e atribuída a alunos economicamente carenciados;
Fundo Social, constituído por várias modalidades de apoio integralmente suportadas por receitas próprias da Universidade de Aveiro, é dirigido a alunos de comprovada dificuldade económica e visa combater o abandono escolar.
Para mais informação, contactar através do e-mail sas-sae@ua.pt ou por telefone (+351 234 370 310).
Caso esteja alocado numa residência, mas não estando a usufruir do quarto devido à pandemia, terei de pagar o valor deste até ao final do ano letivo?
O dever do pagamento subsiste enquanto se mantiver o contrato de alojamento. Com a rescisão do contrato cessa o dever do pagamento e o direito ao alojamento, devendo, nesse caso, o alojamento ser desocupado de todos os bens e pertences. 0s estudantes que, por condições excecionais, não possam pagar o alojamento, devem contactar diretamente os SAS para análise e avaliação da sua situação.
Para mais informação, contactar através do e-mail sas-sae@ua.pt ou por telefone (+351 234 370 310).
Apesar das aulas presenciais estarem suspensas, posso frequentar a biblioteca?
Não. Nenhuma biblioteca da UA se encontra aberta ao público. Em caso de necessidade de requisição de publicações urgentes, o envio das mesmas será realizado por correio. Os canais de comunicação mantêm-se e os contactos podem ser efetuados através do e-mail sbidm-biblioteca@ua.pt, telefone (+351 234 370 860) ou outro meio eletrónico, nomeadamente através do Messenger da página do Facebook das bibliotecas da UA. A data de devolução dos livros requisitados foi atualizada para 14 de abril, podendo a devolução ser efetuada a partir de 15 de abril. Os pedidos urgentes e inadiáveis ao Arquivo da UA devem ser efetuados através do e-mail arquivo@ua.pt ou por telefone (+351 234 372 522).
Os Serviços de Gestão Académica estão a fazer atendimento?
O atendimento presencial nos Serviços de Gestão Académica estará encerrado. O atendimento será prestado através dos seguintes suportes:
Atendimento via correio eletrónico com contas de email específicas conforme as matérias:
Assuntos académicos (para todos os tipos de curso – inscrições, propinas, pedidos de certificação) – academicos@ua.pt
Mobilidade (incoming e outgoing) – gri@ua.pt
Estágios e inserção profissional – estagios@ua.pt
Reconhecimentos de graus estrangeiros – reconhecimentos@ua.pt
Atendimento telefónico em horário contínuo, das 9 às 17 horas, através do telefone (+351 234 370 347).
A UA disponibiliza informação sobre os procedimentos de segurança a adotar em ambiente online?
Sim, a UA presta informações sobre os procedimentos de segurança a adotar em ambiente online, que podem ser a qualquer momento consultados na página do Gabinete de Cibersegurança .
Que cuidados devo ter na utilização de tecnologias para o ensino a distância?
O Centro Nacional de Cibersegurança, a Direção-Geral da Educação e a Comissão Nacional de Proteção de Dados, disponibilizam um conjunto de orientações, a ter em conta na utilização das tecnologias de suporte ao ensino a distância. Consulte as orientações .
Que cuidados devo ter na utilização do Zoom?
O Gabinete de Cibersegurança recomendou algumas medidas cautelares de verificação e mitigação, de acordo com vários cenários de utilização do Zoom. Consulte a explicação destas medidas.