a vida académica na prática
Núcleos
Núcleos
Queres encomendar merchandising do teu curso?
Preenche o seguinte formulário com as tuas informações e com o artigo que desejas. Após isso enviaremos-te um email de confirmação para dar seguimento e concluir o processo de encomenda.
Para entrega da respetiva peça, podes escolher recolher fisicamente no GaPe ou envio por correio, com os seguintes portes:
– Casacos, hoodies e tshirts: 2€
– Cachecóis: 1,5€
De que é que estás à espera?
O Núcleo Associativo de Estudantes da Escola Superior de Aveiro Norte da Associação Académica da Universidade de Aveiro (NAE-ESAN-AAUAv) foi fundado com o intuito de defender os interesses dos seus estudantes e responder a todas as suas necessidades. Tem por ambição a união de todos, em prol de uma melhor e mais produtiva vida académica.
O NAE-ESSUA (Núcleo Associativo de Estudantes da Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro) tem como principal objetivo representar os alunos da ESSUA com o intuito de apoiar e lutar pelos direitos dos estudantes deste departamento e ainda, proporcionar um percurso académico extraordinário a cada estudante. Assim, a dinamização do nosso trabalho passa pela promoção, integração, educação e valorização das suas competências e conquistas.
O principal objetivo do Núcleo Associativo de Estudantes da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda da Associação Académica da Universidade de Aveiro (NAE-ESTGA-AAUAv) é apoiar e defender ativamente os interesses dos estudantes da ESTGA-UA. O Núcleo rege-se pelo princípio da cooperação e tem um papel importante no movimento associativo, dada a distância geográfica relativamente à UA e à Casa do Estudante, cabendo a ele assumir de forma mais predominante a frente do movimento na ESTGA.
O Núcleo Associativo de Estudantes do ISCA-UA pertente ser uma entidade de apoio aos mais de 1200 alunos que representa, proporcionando-lhes um contacto académico mais próximo, relevante e interessante, e defendendo-os seus interesses. Composto por alunos integrantes do Instituto, um dos nossos principais objetivos passa pelo desenvolvimento de capacidades interdisciplinares e pessoais, bem como divulgação de informação pertinente e criação de novas oportunidades.
O NEAP-AAUAv tem como objetivos gerais satisfazer as necessidades dos alunos de Administração Pública e fazer crescer o nome do curso e do Núcleo. Para isso, conta com diversas atividades dinâmicas e inovadoras, para que os alunos de Administração Pública possam retirar os maiores benefícios da atividade do Núcleo, seja a nível pedagógico, desportivo ou de resposta às necessidades diárias dos mesmos.
O Núcleo de Estudantes de Biologia da Associação Académica da Universidade de Aveiro (NEB-AAUAv) tem como objetivos claros o crescimento e enriquecimento pedagógico, desportivo e cultural dos estudantes de Biologia, bem como o de proporcionar uma voz ativa aos seus estudantes. Podem encontrar no Núcleo um apoio para qualquer questão, ao longo do vosso percurso académico. Os objetivos estratégicos têm de ficar sempre muito bem definidos para os estudantes, de modo a que seja possível criar condições para um maior enriquecimento pessoal e profissional. O NEB-AAUAv é incentivador do desenvolvimento dos estudantes, pois só esse desenvolvimento levará a uma maior competitividade por parte dos seus estudantes relativamente a outras Academias e reforçará a estrutura da Universidade de Aveiro com melhores profissionais e, acima de tudo, melhores cidadãos.
O NEBEC-AAUAv, mais conhecido por Núcleo de Estudantes de Engenharia Civil, é a entidade representante de todos os alunos do Mestrado Integrado em Engenharia Civil e da Licenciatura em Reabilitação do Património. Este órgão associativo foi criado no dia 5 de março de 2005 com o intuito de promover atividades de vários âmbitos para todos os estudantes de Engenharia Civil. Atualmente, este núcleo representa também os estudantes da Licenciatura em Reabilitação do Património, sendo o principal objetivo a complementação académica, cultural, pedagógica e desportiva de todos os estudantes de ambos os cursos. Ao longo dos vários anos, tem-se promovido a realização de várias atividades de carácter lúdico e didático. A atividade que tem mais ênfase são as Jornadas de Engenharia Civil da Universidade de Aveiro (JECUA) que são planeadas, não só para os alunos do Departamento de Engenharia Civil, como também para todos os interessados. Por fim, o NEBEC-AAUAv caracteriza-se por uma boa relação entre todos os alunos do Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Aveiro, o próprio departamento e várias empresas relacionadas com a engenharia da região de Aveiro.
O Núcleo de Estudantes de Biologia e Geologia da Associação Académica da Universidade de Aveiro (NEBG-AAUAv) detém como princípios fundamentais a representatividade e promoção dos interesses dos estudantes da licenciatura de Biologia e Geologia. Os objetivos do NEBG-AAUAv baseiam-se no intercâmbio de informação e no desenvolvimento de atividades a nível científico, cultural, desportivo e pedagógico que ajudem a promover o desenvolvimento dos estudantes. Assim, é importante estabelecer uma relação de proximidade e intercâmbio entre os estudantes e os órgãos associativos e departamentais da Academia Aveirense, através de uma equipa sólida, bem estruturada e capaz de atender a todas as necessidades dos estudantes.
Em 2009, com o objetivo de projetar um conceito que envolvesse as várias instituições nacionais de Ciências Biomédicas, foi fundado um Pré-Núcleo que organizou as Jornadas Nacionais de Ciências Biomédicas, nesse mesmo ano. Face ao sucesso do evento, que se mantém ainda hoje, em 2010, foi fundado o Núcleo de Estudantes de Ciências Biomédicas da Associação Académica da Universidade de Aveiro (NECiB-AAUAv), que tem vindo a desenvolver atividades com o intuito de proporcionar à comunidade de Ciências Biomédicas uma melhor vivência académica com a participação em atividades desportivas, organização de ciclos de Conferências e com uma aposta no contexto social e cultural académico.
É através da continuação destas atividades e da introdução de novas medidas, que o Núcleo se propõe não só a respeitar o legado do curso, mas também a introduzir as peças em falta para tornar “este projeto sempre inacabado e em constante evolução” num símbolo de aproximação à comunidade e num conjunto de ferramentas que facilitem e tornem proveitoso o dia a dia dos seus estudantes.
O lema será o de sempre, “um Núcleo de estudantes para estudantes”, agora focando também os mestrados do recém-criado Departamento de Ciências Médicas (DCM). A aproximação do Núcleo aos estudantes será sempre a sua máxima!
O Núcleo de Estudantes de Ciências do Mar da Associação Académica da Universidade de Aveiro (NECM-AAUAv) pretende coordenar, acolher e responder às necessidades do curso de Ciências do Mar. Este processo iniciou-se em fevereiro de 2014 e pretende-se continuar a levá-lo avante para satisfazer os atuais estudantes do curso e gerações futuras. Ainda que um Núcleo recente, tem procurado, junto do diretor de curso, alunos e professores atingir os seus objetivos.
Como Núcleo pretende integrar o curso nas várias atividades da Associação Académica, responder às dificuldades e apostar nas várias áreas de intervenção da AAUAv de uma forma sistemática, clara e transparente. É seu objetivo expandir relações, não só internamente, a nível da Universidade, mas também atingindo um reconhecimento fora dela. Desta forma, pretende elevar o nome do curso, conhecer e reconhecer os outros Núcleos da AAUAv e afirmar-se no seio da Academia. Em conjunto com os diversos Núcleos da Associação, pretende criar laços e trocar ideias e conhecimentos para uma melhor satisfação de todos os estudantes. O NECM-AAUAv procura envolver não só os estudantes de Ciências do Mar, mas também todos os jovens e simpatizantes do Núcleo.
O Núcleo de Estudantes de Design da Associação Académica da Universidade de Aveiro (NED-AAUAv) é um Núcleo que, desde o início, tem como um dos seus principais objetivos oferecer mais aos alunos do curso de Design, de forma a que a passagem do estudante pelo curso e pela Universidade de Aveiro seja uma experiência completa e significativa. Hoje, continua a ser esse o seu principal objetivo, tentando sempre manter uma relação de proximidade com os estudantes e professores, de forma a trazer ao de cima tudo o que de melhor a Universidade de Aveiro tem para oferecer.
O Núcleo de Estudantes de Engenharia do Ambiente da Associação Académica da Universidade de Aveiro (NEEA-AAUAv) tem como principal objetivo a defesa, integração e a promoção de todos os seus estudantes, tal como a projeção do curso, com o apoio do nosso departamento, ao nível local, regional e nacional. Os objetivos estratégicos são fundamentais para o apoio das atividades que vão acontecer ao longo do tempo, implicando que estas sejam planeadas de acordo com os interesses dos seus estudantes, como por exemplo, o fomentar da união de curso, a promoção do curso dentro e fora da Universidade de Aveiro, as ligações com empresas da área e o incentivo ao associativismo.
O Núcleo de Estudantes de Educação Básica da Associação Académica da Universidade de Aveiro (NEEB-AAUAv) nasceu há seis anos e tem vindo a crescer de ano para ano. Como um Núcleo de estudantes, tem a obrigação de investir na pedagogia e esse tem sido um dos seus maiores focos, realizando diferentes atividades que enriquecem e complementam a formação dos seus alunos. A atividade física e desportiva também é importante para o Núcleo, havendo cada vez mais equipas a participar na Taça UA, em diferentes modalidades. Se és fã do desporto e gostas de te divertir com os teus colegas, inscreve-te já numa das modalidades disponíveis e veste a camisola pelo teu curso! O NEEB-AAUAv quer continuar a trabalhar e a evoluir para que todos os interesses dos seus estudantes sejam atendidos! Sempre que precisarem, podem ir ter com o NEEB-AAUAv e juntarem-se a ele em todas as atividades.
O Núcleo de Estudantes de Economia da Associação Académica da Universidade de Aveiro (NEEC-AAUAv) tem vindo a afirmar-se como um Núcleo de referência, dentro da estrutura. Desde a sua criação, que todas as Coordenações uniram forças, para proporcionar aos estudantes de Economia mais competências, dinamismo e cultura, de forma a melhor prepará-los para o mercado de trabalho. Além disso, o Núcleo também é responsável por diversos convívios e momentos de lazer organizados para o curso, e orgulha-se da forte cooperação que estabeleceu com os restantes Núcleos do Departamento. Foram criadas bases resistentes e ligações coesas com a Direção do Departamento e do curso, que permitem ao Núcleo apostar continuamente na inovação e na qualidade.
O Núcleo de Estudantes de Engenharia Eletrónica e Telecomunicações da Associação Académica da Universidade de Aveiro (NEEET-AAUAv) tem como foco principal o apoio ao estudante, trabalhando pela manutenção e reforço da qualidade pedagógica e académica de todos aqueles que frequentam o Mestrado Integrado em Engenharia Eletrónica e Telecomunicações.
O Núcleo orgulha-se de proporcionar aos alunos que iniciam o curso o “Kit de Eletrónica”, um conjunto de ferramentas essenciais para todas as aulas práticas ao longo do seu ciclo de estudos. Este é também essencial para a participação nos diversos workshops organizados pelo Núcleo, com o objetivo de desenvolverem as competências individuais e de equipa, de forma a complementar todas as capacidades adquiridas ao longo do ano de estudos. Porém, como não é só de estudos feita a vida académica, o NEEET-AAUAv reconhece a importância do convívio entre estudantes. Assim, o Núcleo é também responsável pela organização de convívios e outras atividades de lazer que reúne tanto alunos, como docentes, para, de uma forma mais descontraída e relaxada, se proporcionarem trocas de experiências e conhecimentos.
O desporto no MIEET reúne muitos aficionados, mas, acima de tudo, cria equipas unidas e focadas em trabalhar em conjunto para atingir um determinado fim. O NEEET-AAUAv orgulha-se de ter uma variedade de equipas desportivas a participar nas competições organizadas pela Associação Académica da Universidade de Aveiro, tendo proporcionado a todos os seus jogadores as condições e apoio necessários para que estes se orgulhem, não só do trabalho e esforço dedicado, mas também do curso que representam.
O Núcleo de Estudantes de Engenharia Física da Associação Académica da Universidade de Aveiro (NEEF-AAUAv) representa os estudantes de Engenharia Física, Física, Engenharia Computacional e Engenharia Biomédica no seio da Academia Aveirense. Tem como principal objetivo orientar os seus estudantes, promover o desenvolvimento das suas capacidades e ajudá-los a encontrar o seu potencial, proporcionando atividades extra curriculares adequadas às áreas de estudo dos cursos representados.
O Núcleo de Estudantes de Engenharia Mecânica da Associação Académica da Universidade de Aveiro (NEEMec-AAUAv) representa mais de 600 estudantes e, não descurando a cidade de Aveiro, nem as suas potencialidades, o trabalho do Núcleo é focado na relação dos estudantes do curso MIEM e MEAI com as entidades da Universidade, nomeadamente o Departamento de Engenharia Mecânica.
O NEEMec-AAUAv tem vindo a crescer de ano para ano, numa contínua evolução pedagógica e estatutária, para corresponder assim às necessidades e exigências que os seus alunos apresentam. A sua ação desenvolve-se em muitas áreas de interesse para os seus membros, tais como a pedagogia, o desporto e diversas outras temáticas.
O Núcleo de Estudantes de Engenharia Química da Associação Académica da Universidade de Aveiro (NEEQu-AAUAv) tem como principal objetivo a defesa dos interesses dos estudantes do Mestrado Integrado e Doutoramento em Engenharia Química da Universidade de Aveiro. Paralelamente, desempenha um papel fulcral no desenvolvimento de novas competências dos seus estudantes, através da promoção de atividades culturais, desportivas e pedagógicas, onde se destacam a organização de dois Encontros Nacionais de Estudantes: II ENEEQ, em 2014, e o V ENEEQ, em 2017.
O Núcleo de Estudantes de Gestão da Associação Académica da Universidade de Aveiro (NEG-AAUAv) tem como principal objetivo defender os interesses dos estudantes de Gestão da Universidade de Aveiro. Como complemento a este objetivo, o Núcleo foca-se em promover a ligação dos estudantes de Gestão ao associativismo, organizar eventos/atividades culturais, desportivos e formativos, divulgar, interna e externamente, o curso, representando os estudantes junto de Instituições e Encontros Nacionais e Internacionais, e a promover a ligação ao meio sócio-profissional dos alunos de Gestão. O NEG-AAUAv sempre procurou, de forma séria e responsável, salvaguardar os interesses daqueles que representa. Prova disso é o incansável trabalho que ao longo dos anos a AAUAv tem desenvolvido, de modo a dar ao Ensino Superior Português uma qualidade verdadeiramente de nível superior.
O Núcleo de Estudantes de Geologia da Associação Académica da Universidade de Aveiro (NEGeo-AAUAv) iniciou a sua atividade no ano de 2017 e abrange os alunos das Licenciaturas de Engenharia Geológica e de Geologia, os Mestrados de Engenharia Geológica e de Geomateriais e Recursos Geológicos e o Programa Doutoral em Geociências. A ambição deste Núcleo é conseguir ser uma parte importante da vida académica dos seus membros, apoiando-os na suas necessidades, e conseguir uma maior participação nas atividades realizadas pela Universidade de Aveiro e da Associação Académica da Universidade de Aveiro. O NEGeo-AAUAv pretende crescer para servir os seus membros da melhor maneira possível!
O Núcleo de Estudantes de Gestão e Planeamento em Turismo da Associação Académica da Universidade de Aveiro (NEGPT-AAUAv) exerce as suas funções há 3 anos e a sua atuação tem como principal objetivo defender os interesses dos estudantes da área de Turismo da Universidade de Aveiro. Os interesses dos estudantes baseiam-se em áreas diversas como o desporto, o enriquecimento cultural, o desenvolvimento de soft skills e do seu currículo académico, para além de outras necessidades às quais se pretendem responder e acompanhar constantemente.
O NEGPT-AAUAv trabalha também na representação dos estudantes de Turismo nos vários meios em que marca presença, tanto internos à Academia, como fora dela, apresentando-se, por exemplo, na BTL (Bolsa de Turismo de Lisboa), fazendo a área de Turismo da Universidade de Aveiro alargar os seus horizontes, tornando-se cada vez mais competitiva e atualizada, assim como o mundo do turismo o exige.
O Núcleo de Estudantes de Informática da Associação Académica da Universidade de Aveiro (NEI-AAUAv) surgiu com o intuito de ajudar, incentivar e apoiar em diversas áreas os alunos do curso de Engenharia Informática que havia sido recentemente criado face à data.
Desde então, têm sido inúmeras as atividades proporcionadas por este, envolvendo não só os alunos do respetivo curso, mas também toda a comunidade académica, contribuindo para uma melhor formação e desenvolvimento pessoal dos seus estudantes.
O Núcleo de Estudantes de Línguas e Relações Empresariais da Associação Académica da Universidade de Aveiro (NELRE-AAUAv) tem como principal objetivo ser um instrumento essencial para potencializar a vida académica dos seus estudantes. Sendo um curso da Universidade de Aveiro com uma procura cada vez maior e com cada vez mais potencial, o NELRE-AAUAv conta com uma equipa cada vez mais sólida e com cada vez mais estudantes a querer participar nesta evolução do curso, curso este que conta já com mais de setenta alunos por matrícula.
Já tendo um trabalho notório e revolucionário desde a sua fundação, o NELRE-AAUAv foca-se numa dinâmica progressista e de aproximação à restante Universidade e empresas, tendo também sempre o cuidado de preservar e melhorar aquelas que já são as tradições académicas deste grandioso curso. Todos os seus grandes eventos, atividades semanais e acontecimentos relevantes no curso são publicados nas suas plataformas digitais, nas quais a prioridade é a constante comunicação com todos os estudantes e parceiros.
A história do Núcleo de Estudantes de Materiais da Associação Académica da Universidade de Aveiro (NEM-AAUAv) iniciou-se com a realização do I ENEM (Encontro Nacional de Estudantes da Materiais) em 2006, onde se verificou a necessidade da existência de um Núcleo que pudesse representar os estudantes do curso.
Desde 2009 que se tem vindo a desenvolver um forte trabalho de divulgação do Núcleo a nível nacional, contando com a ajuda da Sociedade Portuguesa de Materiais (SPM), da Sociedade Portuguesa de Cerâmica e Vidro (SPCV), e com a colaboração do atual Departamento de Engenharias de Materiais e Cerâmica (DEMaC).
Desde 2015, o Núcleo tem apostado na projeção do nome do NEM-AAUAV, do Departamento e do curso no seio académico, escolar e empresarial. Um trabalho de continuidade tem vindo a ser feito no sentido de cativar alunos que irão ingressar no ensino superior, expondo a maioria dos ramos de envolvência do curso, não só através de atividades de investigação, como na divulgação de focos de ação na área da ciência e engenharia de materiais. A motivação do NEM-AAUAv prende-se com o objetivo de defender os interesses dos seus estudantes, bem como a oportunidade de lhes proporcionar diversas atividades que os enriqueçam a nível académico e pessoal. Com a realização de feiras e jornadas de Materiais, tem sido cada vez maior a procura de integração dos seus estudantes no meio industrial, promovendo, assim, um maior entrosamento entre a realidade académica e empresarial, realidade essa que todos os estudantes terão de enfrentar num futuro próximo.
O Núcleo de Estudantes de Matemática da Associação Académica da Universidade de Aveiro (NEMat-AAUAv) tem como principal objetivo a representação dos estudantes do curso, através de apoio constante e organizando diversas atividades que promovam o desenvolvimento de capacidades essenciais ao percurso de um matemático.
O Núcleo de Estudantes de Meteorologia, Oceanografia e Geofísica da Associação Académica da Universidade de Aveiro (NEMOG-AAUAv) foi criado com o intuito de acrescentar valor aos estudantes da Licenciatura em MOG e do Mestrado em Meteorologia e Oceanografia Física, encerrado em 2016. Atualmente, são também membros do NEMOG-AAUAv os alunos do Mestrado de Ciências do Mar e da Atmosfera. O NEMOG-AAUAv tem como principais objetivos a integração de todos os alunos que representa na comunidade académica, através de diversas atividades desportivas, culturais e pedagógicas, sendo a sua maior atividade as Jornadas do Mar e da Atmosfera. Têm sido desenvolvidas inúmeras atividades em sinergia com os Núcleos do mesmo Departamento (Departamento de Física) e com a Direção deste.
O Núcleo de Estudantes de Música da Associação Académica da Universidade de Aveiro (NEMu-AAUAv) tem já entranhada na vida académica e na própria cidade de Aveiro a sua marca, muito em parte através da Jam Session Jazz Standards – um projeto bastante querido ao Núcleo e que permite levar o curso para lá do Departamento de Comunicação e Arte (DeCA).
Desde a sua fundação, o Núcleo tem criado várias atividades internas ao Departamento, de forma a colmatar lacunas dos vários ciclos de estudo, assim como proporcionado várias experiências profissionais aos seus alunos. Embora a sua existência seja curta, a verdade é que, desde o seu nascimento, o NEMu-AAUAv deu uma nova dinâmica e imagem ao curso de Música, assim como criou uma nova sinergia no próprio Departamento, através da colaboração com os restantes Núcleos e com a própria direção pedagógica do DeCA.
O Núcleo de Estudantes de Novas Tecnologias da Comunicação da Associação Académica da Universidade de Aveiro (NENTC-AAUAv) tem como objetivo principal a representação de todos os alunos do curso e a valorização do seu percurso académico, de forma interna e externa à Universidade de Aveiro. Como representante de todos os estudantes de Novas Tecnologias da Comunicação, o Núcleo estimula essencialmente a formação dos seus estudantes, contribuindo adicionalmente com atividades culturais, desportivas e académicas.
O Núcleo de Estudantes de Psicologia da Associação Académica da Universidade de Aveiro (NEP-AAUAv) procura sempre continuar com os ideais transmitidos ao longo dos últimos anos, promovendo a Psicologia na Universidade de Aveiro e no país, perpetuando as atividades de sucesso e planeando novos projetos. É um Núcleo que marca pela capacidade de iniciativa, de trabalho e de responsabilidade. A sua principal missão é potenciar as competências dos alunos do curso e ajudar na procura de conhecimento, tornando-se parte integrante no percurso de cada um.
O Núcleo de Estudantes de Química da Associação Académica da Universidade de Aveiro (NEQ-AAUAv) constitui uma das entidades com mais história e dinâmica dentro da estrutura da AAUAv, contando já com vários projetos no seio da Academia. Tem como objetivo elaborar e dinamizar uma série de atividades que permitam enriquecer a passagem dos alunos dos vários ciclos de estudos de Química, Bioquímica e Biotecnologia pela UA, por ele representados, de forma transversal.
O Núcleo de Estudantes de Tradução da Associação Académica da Universidade de Aveiro (NET-AAUAv) foi criado com o propósito de integrar os estudantes de licenciatura e mestrado em Tradução no contexto associativo universitário e no espírito de união sentido no Campus, por vezes dificultado pela “barreira” física da localização do Departamento de Línguas e Culturas. Desde a sua criação, o NET-AAUAv sempre se esforçou para dar o melhor aos seus estudantes e à Universidade, através de diversas atividades. Há que destacar as suas palestras recorrentes, intituladas de TRADtalks, cujo objetivo é dar informação sobre o mundo de trabalho de um tradutor, não abrangido por um contexto curricular, e o jogo WaterMob, que teve participantes provenientes de todos os cursos da UA, nos últimos anos. O NET-AAUAv orgulha-se de nunca deixar esmorecer o seu objetivo máximo, a representação dos seus estudantes, e de continuar a apostar na divulgação da sua licenciatura e mestrado, cuja importância e função são ainda um pouco desconhecidas.
O Núcleo de Estudantes de Engenharia de Computadores e Telemática da Associação Académica da Universidade de Aveiro (NEECT-AAUAv) existe desde 1999. É um dos núcleos com maior presença na vida académica da cidade de Aveiro, representando todos os alunos que o integram com orgulho e dedicação. Visa um desenvolvimento dos estudantes a nível pedagógico, desportivo e também cultural, potencializando assim uma melhor integração na academia. Orgulha-se de ter construído ao longo dos anos relações com as coordenações de outros núcleos, organizando habitualmente convívios e festas temáticas com os mesmos, promovendo a confraternização entre estudantes dos diversos cursos. Também com docentes e direção do departamento existe um relação de proximidade, permitindo a realização de workshops e sessões de dúvidas como forma de ajuda e desenvolvimento cognitivo da massa estudantil. No que toca à organização dos eventos referidos, funciona sempre como entidade de formação dos seus elementos e colaboradores, permitindo o desenvolvimento de soft-skills e outras capacidades essenciais à sua plenitude.
O Núcleo de Capoeira da Associação Académica da Universidade de Aveiro (NC-AAUAv) promove a prática desportiva desta modalidade dentro da Academia Aveirense. Nascida no Brasil colonial e definida como “a luta disfarçada de dança”, o NC-AAUAv expandiu a modalidade até à Universidade de Aveiro e atualmente treinam todas as terças e quintas-feiras, das 20h às 21h30, na sala Polivalente do Pavilhão Aristides Hall. Estás convidado a aparecer!
O Núcleo de Desportos Náuticos da Associação Académica da Universidade de Aveiro (NDN-AAUAv) tem como principal objetivo a dinamização da prática de modalidades desportivas náuticas, incluindo o desporto adaptado, trabalhando em parceria com os Serviços de Ação Social da UA e com o Sporting Clube de Aveiro, clube esse que colabora com o Núcleo em todas as suas atividades.
O Núcleo é reconhecido por ter organizado, em 2010, o Torneio Nacional Universitário de Vela, em Aveiro, prova integrada nas “Comemorações do Centenário da República”, e em 2011 e 2016, ter tido um papel crucial na organização do Campeonato Nacional Universitário de Vela e na aposta da Vela Adaptada. Esta última atividade define-se como o projeto com maior visibilidade do Núcleo nos últimos anos, com a presença nas aulas de vela de vários estudantes de mobilidade condicionada.
O Núcleo de Desportos Motorizados da Associação Académica da Universidade de Aveiro (NDM-AAUAv) surgiu da vontade de um grupo de estudantes de divulgar e fomentar a prática de desportos “com motor”. Apesar da modalidade abranger diversas categorias e variantes, o foco principal do Núcleo tem sido o automobilismo, o motociclismo e o karting. O NDM-AAUAv realiza atividades no Campus e no exterior, com destaque para as tardes de karts, tertúlias, workshops e idas a provas e competições de Rally.
No início de 2017, a Associação Académica da Universidade de Aveiro deu um importante passo na construção do seu projeto associativo, ao permitir a criação do primeiro Núcleo desportivo que abrange 5 desportos coletivos, nomeadamente o futebol de 7 e 11, o futsal, o futebol de praia e o futvolei.
O novo e reformulado Núcleo de Futebol da Associação Académica da Universidade de Aveiro (NFut-AAUAv) nasceu da necessidade de promover e divulgar a prática desportiva destas modalidades, cativando os estudantes da Academia Aveirense para uma maior participação.
O Núcleo de Xadrez da Associação Académica da Universidade de Aveiro (NX-AAUAv) promove a prática desta modalidade desportiva, quer seja de uma forma meramente lúdica, em sistema de aprendizagem ou em formato competitivo. O xadrez é aberto a todos, sem exceção, pelo que estás convidado a colaborar nas suas atividades!
A história da Tuna Universitária de Aveiro (TUA-AAUAv) tem como objetivo unir a Academia em prol da música tradicional e do espírito académico, tendo herdado as tradições e o vasto repertório musical das tunas que lhe deram origem, cantando às belas tricanas que passeiam pela cidade e levando a todo mundo, nas suas canções, a ria de Aveiro e os seus típicos moliceiros, sempre representando as cores da Universidade e da cidade.
O Grupo Experimental de Teatro da Universidade de Aveiro (GrETUA-AAUAv) foi fundado em 1979, constituído por vários alunos da Universidade, formando assim o segundo Núcleo mais antigo da Associação Académica. A sua primeira produção teatral, “Uma Corda Para Cada Dedo”, foi encenada pelo recém candidato a Presidente da República, António Sampaio da Nóvoa, em 1980 e, desde então, até 2015, que o Núcleo levou à cena quarenta e duas produções teatrais e lecionou 18 cursos de iniciação teatral.
Desde 2015 que o trabalho das Coordenações do Núcleo tem se focado na recuperação do espaço e da estrutura onde o GrETUA-AAUAv opera, como na transformação da sua identidade e daquilo a que ela se propõe.
A MarnoTuna-AAUAv nasceu com o intuito de levar a música a cada estudante, fazê-lo viver e recordar a magia de Aveiro e da vida universitária. Com base na amizade, companheirismo, história e tradição, os MarnoTunos caracterizam-se por utilizarem o lenço vermelho de Marnoto, símbolo da cidade de Aveiro e da tradição Aveirense, selado com o nó da amizade símbolo da ligação existente entre todos os Tunos. Assim sendo, a MarnoTuna conta com uma história de curta duração, mas com uma série de páginas em branco onde pretende escrever uma história de sucesso, onde tanto os estudantes, como a comunidade em geral tenham oportunidade de deixar a sua marca.
A Magna Tuna Cartola da Associação Académica da Universidade de Aveiro (MTC-AAUAv) é uma tuna masculina da Universidade de Aveiro que desde a sua fundação se destaca por ser um espaço multicultural e multidisciplinar da Associação Académica da Universidade de Aveiro. Tendo como principal objetivo a criação musical e o enriquecimento dos conhecimentos musicais dos seus membros, a MTC-AAUAv proporciona também a formação pessoal dos seus elementos no seio de um grupo que se distingue pela união. Ao longo da sua história, foram diversas as formas que os seus membros encontraram para se expressarem musicalmente. Desde a clássica versão de tuna, à versão elétrica “Cartola’s Band”, ao acústico “Cartola’s Band unplugged”, à versão sinfónica “SymphonyCartola & Co” ou até mesmo o “FilarmoniCartola’’. A MTC-AAUAv aposta na diversidade, qualidade e originalidade das suas criações artísticas, o que torna esta tuna conhecida e apreciada pelo país inteiro e uma das mais premiadas a nível nacional.
A Magna Tuna Cartola – AAUAv é assim… um espaço académico de intervenção cultural e de crescimento pessoal dos estudantes da Universidade de Aveiro, sempre pronta a receber novos elementos.
Aveiro, como cidade e região, tem uma forte ligação à bicicleta. Há várias décadas que é o epicentro da indústria de produção de bicicletas, aliada a uma aposta dos seus municípios na criação de condições para a sua utilização.
O Núcleo da Bicicleta da Associação Académica da Universidade de Aveiro (NBicla-AAUAv) surgiu da necessidade de dinamizar e apoiar o uso da bicicleta no meio universitário Aveirense. O Núcleo desenvolve iniciativas com vista a sensibilizar os estudantes, investigadores, funcionários e docentes da Universidade de Aveiro para o uso da bicicleta como meio de transporte primário. Trabalha em parceria com a Plataforma da Bicicleta e Mobilidade Suave da UA e com a associação Ciclaveiro.
O Núcleo de Cinema e Fotografia da Associação Académica da Universidade de Aveiro (NCF-AAUAv) tem como principal objetivo fomentar, através da organização de diversos cursos e workshops de fotografia, exposições, palestras e ciclos de cinema, assim como de coberturas de diversos eventos, o interesse pelas áreas do Cinema e Fotografia junto da comunidade académica e demais população da cidade de Aveiro.
A Tuna Feminina da Associação Académica da Universidade de Aveiro (TFAAUAv) é um Núcleo que cultiva o espírito e a cultura da Academia Aveirense, promovendo as suas próprias músicas e arranjos musicais. Para além desta iniciativa, realiza o Festival de Tunas Femininas, intitulado “Noite de Serenatas Femininas”, sendo, hoje, um festival importante no panorama das Tunas Femininas, em Portugal e a nível internacional. A TFAAUAv já tem uma presença incontornável e bem vincada entre as tunas femininas do país, bem como da Europa, transportando a cultura universitária Aveirense por onde passa. Da presença nestes festivais, já conquistou numerosos prémios, entre os quais Melhor Tuna, Melhor Solista, Melhor Estandarte, Melhor Original, Melhor Instrumental e o prémio Tuna Mais Tuna!
O Núcleo de Jogos de Estratégia da Associação Académica da Universidade de Aveiro (NJET-AAUAv) tem como principal objetivo dinamizar a prática desta tipologia de jogos no seio académico, através da participação em torneios de jogos online. Ao longo dos tempos, o Núcleo sentiu a necessidade de apostar numa vertente mais social e cultural que permitisse uma maior inclusão de todos os estudantes.
O Núcleo de Rock da Associação Académica da Universidade de Aveiro (NRock-AAUAv) tem como principal objetivo a difusão do rock enquanto estilo musical, de forma a que este não fique esquecido.
Este Núcleo nasceu de um grupo de amigos enquanto ideia e cresceu enquanto projeto nos últimos anos.
Atualmente trabalhamos para criar um ambiente favorável ao convívio entre a comunidade académica com este interesse musical, assim como partilhá-lo com quem o desconhece.
O DançArte-AAUAv, Núcleo de Dança e Artes Circenses da Associação Académica da Universidade de Aveiro, nasceu através da iniciativa, dedicação e paixão de um dos muitos grupos de alunos da Universidade de Aveiro.
.