a vida académica na prática
AAUAv
AAUAv
A Associação Académica da Universidade de Aveiro fundada sob a designação de Associação de Estudantes da Universidade de Aveiro em 28 de junho de 1978, é a estrutura representativa dos estudantes da Universidade de Aveiro, tem sede na “Casa do Estudante”, situada no Campus Universitário de Santiago, Agra do Crasto, em Aveiro, em instalações da Universidade de Aveiro e rege-se pela Lei vigente, que lhe é aplicável e pelos seus Estatutos.
De acordo com o movimento associativo, a AAUAv rege-se pelos princípios básicos da democraticidade, independência e representatividade. Entre outros, tem por objetivo organizar, defender e representar todos os estudantes da Universidade de Aveiro.
E como estabelece a Constituição da República Portuguesa, artigo 73º, “todos tem direito à educação e à cultura” (nº1) e que “o Estado promove a democratização da educação e as demais condições para que a educação, realizada através da escola e de outros meios formativos, contribua para a igualdade de oportunidades, a superação das desigualdades económicas, sociais e culturais, o desenvolvimento da personalidade e do espírito de tolerância, de compreensão mútua, de solidariedade e de responsabilidade, para o progresso social e para a participação democrática na vida coletiva.”
Salvaguardam-se aspetos-chave como o voluntariado, rigor, dinamismo e transparência, tendo os seus órgãos, como constituição, exclusivamente estudantes que dão o melhor de si na defesa dos seus colegas e na promoção de iniciativas de variadas índoles.
Responsabilidade, sentido de missão e muito sacrifício pessoal em prol do coletivo universitário é assim que se fez e faz o Associativismo na Universidade de Aveiro. Ano após ano a instituição foi caminhando no sentido da modernização e foi-se adaptando às novas circunstâncias e aos novos desafios da vida contemporânea, passo a passo foi cimentando as suas raízes e foi crescendo de uma forma branda, contudo sustentada, através dos seus Núcleos.
Merece ainda destaque o corpo de funcionários que entretanto se criou, atualizou e desenvolveu, pois são um auxílio aos membros da Direção e fazem parte da memória da instituição, evitando que erros se repitam e instituindo as boas práticas da execução, do planeamento e da transparência.
A AAUAv cresceu, desenvolveu-se e criou mecanismo de solidez administrativa e financeira, contudo este caminho não pode ser entendido como âncora propícia à estagnação, tem antes de ser entendido como um estímulo à inovação, ao empreendedorismo e ao incremento do associativismo no panorama local, regional e nacional.
Caminhar lado a lado com os Estudantes é uma forma de estes sentiram a AAUAv e de acima de tudo experienciarem da melhor forma a vida académica na prática.
Direção
Mesa da Assembleia Geral
Presidente: Ana Pereira
Vice-presidente: Francisco Coelho
Secretários:
– Tânia Viveiros
– Filipa Andrade
– Beatriz Santos
Conselho Fiscal e Jurisdição
Presidente: Tiago Ribeiro
Vice-presidente: Tiago Sousa
1ª Secretária: Carolina Fernandes
2º Secretário: Pedro Santos
Relatora: Marta Cunha